quinta-feira, 16 de julho de 2009

Eu tive câncer de mama e estou viva

Não posso deixar de falar em "Cancer de mama" pois no Brasil a incidência ainda é muito grande. Foram os exames periódicos que salvaram a minha vida, pois eu havia feito mamografia e ultrassonografia 11 meses antes de detectar meu Carcinoma, e este já tinha 2 centímetros. A melhor coisa para sair viva dessa, apesar de continuar com cuidados peródicos, é detectar precocemente a doença. Para isso nada melhor que a mamografia.
Se a detecção precoce é a melhor estratégia, a principal arma para sair vitoriosa dessa luta é a mamografia, realizada uma vez por ano em toda mulher com 40 anos ou mais. É a partir dessa idade que o risco da doença começa a aumentar significativamente.
A mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro. Com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado. Mas é com esse tamanho que ele pode ser curado em até 95% dos casos.
No Brasil, um país de desigualdades na assistência à saúde, são cerca de 49 mil novos casos de câncer de mama em mulheres por ano. O acesso à mamografia é um exemplo típico, infelizmente. O número de brasileiras que realizam o exame anualmente ainda é muito baixo. As que dispõem de planos de saúde privados têm mais facilidade, mas representam uma pequena parcela da população. A grande maioria depende do Sistema Único de Saúde, em que as dificuldades são bem conhecidas, havendo muitas diferenças de região para região.
Até recentemente, o Ministério da Saúde recomendava que a mamografia anual fosse realizada em mulheres pelo SUS a partir de 50 anos. Mas esse limite de idade mudou com a efetivação da Lei Federal nº 11.664/2008, em vigor a partir de 29 de abril de 2009, garantindo o benefício a partir dos 40 anos.
Mas ainda enfrentamos um grande problema: CONSCIENTIZAÇÃO e falta de CONHECIMENTO em relação a prevenção, por um grande número de mulheres.

2 comentários:

  1. Sou cristina,descobri recentemente q estava com com Ca na mama,no primeiro momento fiquei apavorada mais depois com apoio de familiares e amigos td está passando.Tb fiz uma mamografia convencionl e n detectaram o meu nódulo q ja estava com 2cm,mais como fui Iluminada resolvi no mesmo mês fazer uma mamografia digital,foi ai q detectaram o meu Ca.O SUS tem q oferecer para a população uma mamografia melhor,de alta resolução.Se n fosse o meu sexto sentido estaria eu ai com esse nódulo até o ano seguinte.Hoje já estou operada há 2 meses e vou começar o tratamento e tenho certeza que td vai acabar bem.Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Conheci o seu espaço numa pesquisa na net e tenho a dizer-lhe muita força mesmo, admiro isso, não tenho palavras a não ser mesmo "FORÇA"
    tudo de bom pois bem merece
    gostei do seu cantinho, passe no meu e inscreva-se no nosso fórum de artese diga que vai da minha parte, vai adorar

    parabéns e boa sorte

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.