sábado, 10 de abril de 2010

Patchwork - Combinação de cores


A arte de unir pedacinhos de tecido de variadas estampas nasceu de uma necessidade, há muito tempo. Um universo colorido feito de retalhos de pano, milimetricamente cortados em escala geométrica, unidos com linha - de forma artesanal ou à máquina - e organizados de maneira harmoniosa.

Ao observar uma peça autêntica de patchwork não há quem não admire sua rica composição expressa na diversidade dos estampados, na combinação das cores ou na criatividade dos desenhos geométricos. Trata-se de um trabalho minucioso, perfeito, cheio de detalhes e costuras minúsculas

A cor tem uma função muito importante, senão a principal. A combinação e a graduação de tons devem ser feitas com critério para que a peça adquira um aspecto harmonioso.

É muito importante a sua gradação, isto é, a tonalidade mais escura ou mais clara que o tecido adquire quando é colocado junto de outro.

Uma maneira de combinar os tecidos é escolher cores contrastes (por exemplo: vermelho e amarelo, preto e creme, etc.), pois a mistura pode tornar-se cansativa. Quando se procede à seleção e reunião dos tecidos, é essencial pensar no aspecto que terá o trabalho acabado e no ambiente em que irá enquadrar-se.

1. Uma forma de combinar as cores é utilizar cores opostas. Para entender o que é isso é observe o círculo cromático abaixo.

As cores opostas são também chamadas de cores complementares e estão em posições opostas no círculo cromático. Essas cores juntas formam combinações contrastantes e inspiram maior alegria. A cor oposta ao amarelo é o violeta. A cor oposta ao vermelho é o verde, e assim por diante.

2. Outra forma é a combinação mais fácil de se fazer é a de cores iguais, mas intensidades

diferentes.

Nesse caso é

só escolher uma cor de sua preferência e combinar com intensidades diferentes. Por exemplo o azul escuro, azul claro e o azul médio. É a chamada combinação tom sobre tom.

3.A forma seguinte é a combinação com as cores vizinhas.

Essa é fácil, observe a ordem que aparecem no círculo cromático:

vermelho, rosa, laranja, amarelo, verde, azul e violeta. Então as cores que estão do lado uma da outra são as vizinhas.

Os azuis combinam com os violetas e verdes. Os tons amarelados com os alaranjados e verdes.

4. E a última são as cores neutras: branco, preto, marrom e cinza.

Normalmente essas cores são utilizadas para destacar outra cor. Os neutros combinam com todas as cores e oferecem uma grande variedade de tonalidades.

4 comentários:

  1. Querida,adorei a dica,p/ mim que estou começando agora e essencial!obrigado,bj.

    ResponderExcluir
  2. gostei da dica pois os trabalhos ficam muito bonitos ,vai ser muito util para quem esta começando.
    obrigada
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Querida Dina,para mim que estou começando, são dicas importantíssimas!Obrigada!Abraços
    criscantaluppi@gmail.com

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.