terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Realizando sonhos - Dia 12 de janeiro







Hotel de Puno era muito bom Royal Inn, até agora não descobri porque os nomes de hotéis tem INN no final. Fiquei no 2º andar o que facilitou a saída quando os elevadores estavam congestionados. Foi nele que viciei num chazinho de coca, pois na recepção tinha a vontade.
Levantei cedo e antes do café fui conhecer a praça das armas, palácio da justiça, municipalidade e Igreja.
Após o café fomos em comitiva, de triciclo para o cais onde havia uma lancha nos esperando para um passeio no lago Titikaka. O Lago Titicaca, com cerca de 8300 km² e situando-se a 3821m acima do nível do mar, é o lago comercialmente navegável mais alto do mundo e o segundo em extensão da América Latina, tem uma profundidade média de 140 a 180 m, e uma profundidade máxima de 280 m. As Ilhas Uros causam um verdadeiro impacto na nossa cabeça, ao pisar no solo da ilha é como caminhar num colchão de água. Os hábitos, tradições e costumes dos habitantes são bastantes diferentes da nossa tradicional cultura. Viver numa ilha que balança é realmente diferente.
As ilhas dos Uros são formadas por uma concentração de junco(tutoras) que cresce no fundo do lago em profundidades de até 4 metros. Daí, aproveitando o junco natural os nativos colocam mais feixes cortados e empilhados para formar o solo. As cabanas e quase tudo o mais que se utiliza na ilha é feito de totoras inclusive artesanatos, suco, comida, etc. A cada 15 dias as totoras que servem de piso para a ilha tem de ser substituídas. As totoras secas que foram substituidas são então utilizadas como combustível. Nas ilhas maiores pode-se achar pequenas escolas, postos médicos e pontos de correio. Com surpresa encontramos também tecnologia solar para esquentar a água ou para servir de iluminaçao.
Encantados retornamos ao hotel de automoto. Almoçamos e partimos de taxi até o ônibus. O hotel encarregou-se de levar-nos a bagagem.
Ah! Em Puno também os ônibus não entram na cidade.
Seguimos rumo a Cusco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.