sábado, 23 de janeiro de 2010

Realizando sonhos - Dia 08 de janeiro









Levantamos cedo, adiantamos os relógios em 1 hora e partimos. Na noite anterior iniciei meu tratamento para evitar problemas de altitude. Orientada por meu médico comecei a tomar Diamox, 1 comprimido ao levantar e outro ao dormir.
Iniciamos a subida da Cordilheira dos Andes rumo ao Deserto do Atacama. Muitas paisagens lindas, mas nada de restaurantes, postos de combustíveis ou residências. Pudera! Como morar num lugar onde não há água?
Paramos para ver a Montanha das sete cores, no mirante para ver o caminho percorrido, nas Grandes Salinas em uma mina chamada Gayatayoc. Depois de 6 horas andando encontramos uma pousada, parada para banheiro. Lá encontramos Uruguaios de motos percorrendo nosso caminho, fizemos amizades.
Cactos!! Oh quantos cactos enormes! Todos em frente a pousada, mas nada de tirar uma mudinha. Dina se segura, minina!
Mais um dia no regime! Muita água, biscoitos de água e sal e frutas secas salgadas.
Seguimos nosso caminho, não era esse o nosso destino.
Eram 4 horas da tarde quando chegamos na Aduana "Paso de Jama" saída da Argentina. A altitude é de 4100ms e muita gente passando mal, muitos no oxigênio, o ônibus tinha 2 tubos de oxigênio mas foi usado também o da ambulância da Aduana. Enfim todos conseguiram sair dessa.
As 20h e 30min chegamos na Aduana de entrada no Chile, lá vamos nós tirar tudo para passar no raioX, abrir algumas malas e depois de muita burocracia fomos liberados.
Mais 15 minutos de viagem e chegamos a San Pedro do Atacama, onde dormimos. Uma pousada simples mas com muito conforto e limpa nos esperava. As ruas são tão estreitas que tivemos de ir a pé pois o ônibus não entra.
San Pedro do Atacama, é uma comuna da Província de El Loa, localizada na região de Antofagasta, Chile. é uma cidade perdida no meio do deserto, tem pouco mais de 3 000 habitantes e está a 2 400 metros de altitude. Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto. Apesar de ficar anos sem chover é normal a neve no inverno.
San Pedro é uma cidade parecida com as de filmes de "farwet", ruas de chão batido, estreitas, as portas abrem-se na rua, mas possui muitas casas de câmbio e uma vida agitadada a noite, os bares e restaurantes ficam lotados, apesar de muito caros.

2 comentários:

  1. Aiiiiiiiiiiii.
    juro que queria estar aí com voces que maravilha estes lugares, que cactos maravilhosos...só conheço de televisão e de net, mas mesmo assim é bom conhecer mesmo que seja pela telinha.
    viasgem linda.

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Rosan
    Tudo aquilo que a gente sonha muito um dia se realiza, sonhe sempre
    Beijos

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.