quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Realizando sonhos - Dia 13 de janeiro




Chegamos em Cusco ao anoitecer do dia 12. Deixamos nosso ônibus na rodoviária. Alguns micro ônibus aguardavam para levar-nos ao hotel. Ficamos hospedados no Ecco INN hotel, era enorme, com lojas e elevador panorâmico. Na chegada fomos recepcionados com uma grande faixa de boas vindas aos amigos brasileños. Meu apartamento tinha sacada de frente para a Avenida. Levantei cedo e fui dar uma volta na praça de armas, cambiar dólares em soles e visitar o mercado de Artesanato.
Naquelas alturas já havia uma confusão de dinheiro na pochete que não me entendia. Após o almoço chegaram 6 micro-ônibus local, com guias para levar-nos a visitar os sítios arqueológicos.
Recebemos o "Boleto turistico de Cusco" mais os ingressos para outras visitas pelo qual haviamos pago $365.
Iniciamos pelo Convento de Santo Domingo de Cusco e Qoricancha: é um dos mais importantes templos incas.Suas paredes serviram de alicerce para a construção do Convento de Santo Domingo. Originalmente um templo da cultura Killki, para a adoração do sol, suas paredes de pedra e adobe diorito em bruto foram mantidas até o século 12, quando caiu nas mãos dos Incas, que o chamou de Korikancha, Place de Ouro. Culto dentro do templo era limitada aos membros da casta mais alta, que reuniu aqui, ao longo dos quatro ceques, linhas imaginárias espaciais, do mundo Inca, para prestar homenagem aos deuses. O templo, diz a lenda, cujas suntuosas paredes estiveram recobertas por lâminas de ouro e prata, esteve dedicado ao culto do sol, albergando em ocasiões imagens do Trovão e Wiracocha, deidades trazidas de distintas regiões e múmias de governantes. Neste templo, também ficavam os restos mumificados dos imperadores incas cobertos de jóias e muito ouro. Ainda havia santuários menores, dedicados a Vênus e à Lua. No primeiro, o Inca, o chefe político e religioso, presenciava rituais e sacrifícios. No segundo, reuniam-se suas mulheres. O culto no interior do templo estava restringido às mais altas personagens da época e até éle chegavam desde longe representantes das povoações não incas de todo o Imperio para render culto e tributo aos deuses do Tahuantinsuyu. Depois que os espanhóis tomaram Cusco, o Koricancha foi pilhado impiedosamente. Conta-se até que o grande disco de ouro que representava o Sol foi derretido e levado para a Espanha. Mais tarde, ele foi destruído e, sobre as bases de pedra do templo sagrado foi erguido o convento de São Domingos. Hoje, no entanto, pouco resta da construção original Inca, que pode ser visitada no museu anexo e olhando parte das escavações ao redor.
Depois fomos para o Arzobispado de Cusco: Um dos edifícios mais imponentes da cidade, a catedral é um dos primeiros construídos nas Américas (precedido apenas pelas catedrais do México e Lima). Foi construída sobre o palácio do Inca Viracocha eo templo de Suntur Wasi (Casa de Deus). Devido à sua construção atrasos prolongados, 1538-1664, a fachada apresenta um estilo renascentista, enquanto o acabamento interior é barroco. Maravilhas dentro de incluir os altares elaboradamente esculpido em madeira de cedro e amieiros e coberto com folhas de ouro. Suas paredes fora de demonstrar alguns dos mais finos da arquitetura Inca clássico. O tecido da parede, composto de blocos de andesito verde, é enorme. A construção colonial, construída em cima das paredes existentes Inca abriga uma impressionante coleção de arte sacra colonial. As telas colonial são de uma qualidade semelhante à do edifício, exibindo uma fusão de duas artes refinado: arquitetura Inca e da pintura espanhola. Também tem uma preciosa coleção de pinturas da Escuela Cusqueno (Cusco Escola). Outros mestres também estão representados. A coleção inclui "Van Dyck Cristo na Cruz".
Partimos de ônibus rumo a Saqsayhuamán é um complexo murado, a uma altitude de 3.701m. Foi acrescentado à lista de Património Mundial da UNESCO em 1983. Construído pelos povos pré-históricos indígenas da cultura Killke cerca de 1100 dC. Eles foram substituídos pelo Inca, que ocupou e ampliou o início complexo cerca de 1200 AD. A construção em si é peculiar, já que algumas das pedras que ali se encontram são gigantes e fazem que se pergunte como foi possível transportá-las. As pedras foram encaixadas com uma precisão quase inimaginável. É inexplicável decifrar como os incas conseguiram cortar as pedras com tal precisão que nem mesmo uma lâmina se pode colocar entre elas.

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.